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Biblioteca

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: IMPACTOS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA

  1. Pesquisa UFMG Relatório Final
  2. Pesquisa UFMG Relatório Centro-Oeste
  3. Pesquisa UFMG Relatório Nordeste
  4. Pesquisa UFMG Relatório Norte
  5. Pesquisa UFMG Relatório Sudeste
  6. Pesquisa UFMG Relatório Sul

EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS

  1. Bairro Escola: Passo a passo
  2. Redes de Aprendizagem – Boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender 
  3. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares  

EDUCAÇÃO FINANCEIRA : CONTRIBUIÇÕES DO GAP À BNCC.

      1. Apresentação.

      2. Ciências da Natureza

      3.Ciências Humanas

      4. Linguagens

      5. Matemática

      6. Resumo Executivo

MAIS EDUCAÇÃO

  1. Caminhos para elaborar uma proposta de Educação Integral em Jornada Ampliada - CECIP 
  2. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica/Conselho Nacional de Educação (CNE) – 2013 
  3. Escola que Protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes  

 

RELATÓRIO DE PESQUISA

  1. Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil - Fase II

EDUCAÇÃO INTEGRAL/EDUCAÇÃO INTEGRADA EM TEMPO INTEGRAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

  1. Mapeamento das experiências de jornada escolar ampliada no Brasil - Estudo Quantitativo 
  2. Mapeamento das experiências de jornada escolar ampliada no Brasil - Estudo Qualitativo  
  3. Mais Educação - Gestão Intersetorial no Território 
  4. Rede de Saberes Mais Educação - Pressupostos para Projetos Pedagógicos de Educação Integral 
  5. Educação Integral - Texto Referência Para o Debate Nacional 
  6. Tecendo Redes para Educação Integral  
  7. Muitos Lugares para Aprender  
  8. Cadernos CENPEC – Educação Integral   

EDUCAÇÃO INTEGRAL / MAIS EDUCAÇÃO: CADERNOS PEDAGÓGICOS

  1. Acompanhamento Pedagógico
  2. Alfabetização
  3. Comunicação e Mídias
  4. Cultura Digital
  5. Cultura e Artes
  6. Direitos Humanos
  7. Educação Ambiental
  8. Educação econômica
  9. Educação Especial
  10. Educação no campo
  11. Esporte e Lazer
  12. Investigação no campo das ciências da natureza
  13. Promoção Saúde
  14. Territórios educativos para a educação integral 

MAIS EDUCAÇÃO PARA JOVENS DE 15 A 17 ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

  1. Trajetórias Criativas – Caderno 01: Proposta  
  2. Trajetórias Criativas – Caderno 02: Identidade  
  3. Trajetórias Criativas – Caderno 03: Trajetória
  4. Trajetórias Criativas – Caderno 04: Iniciação Científica
  5. Trajetórias Criativas - Caderno 05:  
  6. Trajetórias Criativas - Caderno 06:
  7. Trajetórias Criativas - Caderno 07:
  • EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

  1. Educação Patrimonial para o Programa Mais Educação  
  2. Manual de Aplicação 
  3. Fichas do Inventário  

MANUAIS DO MAIS EDUCAÇÃO

  1. Passo a passo Mais Educação  

GUIAS

  1. Centros e Museus de Ciência do Brasil - 2009   

COLEÇÃO EXPLORANDO O ENSINO

  1. Matemática – Volume 17  
  2. Ciências – Volume 18  
  3. Língua Portuguesa – Volume 19   
  4. Literatura Infantil - Voltume 20  
  5. História – Volume 21  
  6. Geografia – Volume 22   

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

  1. Jovens de 15 a 17 anos no ensino fundamental - Caderno de reflexões  
  2. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de Nove Anos  
  3. Passo a passo da implementação do ensino fundamental de nove anos   
  4. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações Gerais  
  5. Ensino Fundamental de Nove Anos 1º Relatório  
  6. Ensino Fundamental de Nove Anos 2º Relatório
  7. Orientações para a Inclusão da Criança de Seis Anos de Idade  

TRABALHOS ACADÊMICOS

  1. CUSATI, Iracema Campos.Educação em tempo integral: resultados e representações de professores de matemática e de alunos do terceiro ciclo da rede de ensino de Belo Horizonte. São Paulo: USP. 2013.
  2. MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena. São Paulo: USP, 2013. 
  3. CALDERÓN, Adolfo Ignacio e GUSMÃO, Larissa Katsumata. Educação em tempo integral. Mapeamento da Produção científica brasileira (1988-2011). Campinas: PUC Campinas, 2013. 
  4. JESUS E SILVA, Ana Maria Clementino. Trabalho docente e educação em tempo integral: um estudo sobre o programa escola integrada e o projeto educação em Tempo integral. Belo Horizonte: UFMG, 2013. 
  5. MATTOS, Graciele Fernandes Ferreira. As artes de saberfazer em uma escola de educação em tempo integral Minas Gerais: UFJF, 2012. 
  6. VASCONCELOS, Rosylane Doris de. As políticas públicas de educação integral, a escola unitária e a formação onilateral. Brasília: UNB, 2012. 
  7. COELHO, José Silvestre. O trabalho docente na escola integrada. Belo Horizonte: UFMG, 2011. 
  8. LUCAS, Rosa Elane Antoria e WIZNIEWSKY, José Geraldo. Desafios da escola do campo: educação integral/tempo Integral. Santa Maria, RS: UFSM, 2009. 
  9. SANTOS, Soraya Vieira. A ampliação do tempo escolar em propostas de educação pública integral. Goiânia: UFG, 2009. 
  10. BRANCO, Veronica. O desafio da construção da educação integral: formação continuada de professores alfabetizadores do município de Porecatu. Curitiba:UFPR, 2009. 
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