Este site usa Javascript.
Portal do Governo Brasileiro

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

15/03/2016

      Dada a relevância da temática educação financeira, foi estabelecida no Brasil política pública envolvendo entidades do governo e da sociedade, viabilizada pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). O objetivo desta política é fortalecer o exercício da cidadania ao apoiar iniciativas que ajudem os sujeitos a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes.

       A concretização da Estratégia é realizada por meio do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) e do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP), instâncias criadas por meio do Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010. O GAP foi criado para assessorar o Comitê tendo por objetivo apreciar, revisar e validar conteúdos e metodologias pedagógicas relacionadas à temática.

      Uma das ações da Estratégia é materializada no Programa Educação Financeira nas Escolas, apoiado em sua concepção pelo MEC e viabilizado pela Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil). Os conceitos da Educação Financeira são disseminados nos livros didáticos do Programa para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.

     Para participar do momento atual de consulta pública da BNCC, o GAP realizou leitura criteriosa de cada um dos objetivos de aprendizagem das áreas de conhecimento e componentes curriculares, no intuito de selecionar aqueles relacionados ao tema integrador "Consumo e Educação Financeira (CEF)".

      O material disponível neste Portal da Educação Integral foi elaborado para tornar clara esta interface e constitui-se dos seguintes documentos disponíveis na aba BIBLIOTECA:

- quatro planilhas que incluem Justificativas para apresentar a articulação entre os objetivos de aprendizagem das áreas de conhecimento, componentes curriculares e o tema integrador CEF, com base nas orientações da ENEF e nos livros didáticos do Programa;
- texto de Apresentação do Trabalho do GAP;
- Resumo Executivo.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal