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DEFINIÇÃO

O Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) é desenvolvido no âmbito do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), em cidades brasileiras da faixa de fronteira de um lado e em suas respectivas cidades-gêmeas de países que fazem fronteira com o Brasil, de outro. Até o ano de 2013, os países envolvidos são: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Para o ano de 2014, pretende-se agregar Colômbia, Peru, Guiana e Guiana Francesa, incluindo, portanto, língua inglesa e língua francesa, respectivamente.

OBJETIVO GERAL DO PEIF

Seu principal objetivo é o de promover a integração regional por meio da educação intercultural que garanta formação integral às crianças e aos jovens nas regiões de fronteira do Brasil com outros países.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) uso da segunda língua de maneira que esta passe a estar cada vez mais presente no cotidiano da escola, de forma oral e escrita, por meio de uma relação com um falante nativo da língua objeto do ensino-aprendizagem;
b) relação pessoal/profissional com falantes nativos cujo contato permite conhecer e vivenciar o sistema escolar do país vizinho;
c) ampliação da base informacional dos conteúdos escolares, deixando de focar unicamente o nível nacional e ocupando-se também com a Região como unidade de trabalho.

BASE LEGAL

A base legal do Programa no Brasil compõe-se de dois documentos:

  1. "Documento Marco Referencial de Desenvolvimento Curricular", criado e aprovado no âmbito do MERCOSUL.
  2. "Portaria MEC nº 798, de 19 de junho de 2012", que institui o Programa em nosso País.

PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA

Este PEIF é desenvolvido na perspectiva da educação integral, organizada por meio de um currículo intercultural que integre as áreas de conhecimento e os componentes curriculares e garanta o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento aos estudantes, com a perspectiva de ampliação da jornada diária para 7 horas.

A metodologia utilizada pauta-se em projetos de aprendizagem como um possível caminho para as escolas interculturais multilíngues. A contribuição importante desta forma de organização metodológica é possibilitar que se escolham os projetos a serem desenvolvidos localmente, por grupo ou por escola, de acordo com o que se considere mais oportuno e de acordo com as diferentes realidades dos locais em questão.

Isto implica em que as escolas ou os grupos diferentes possam realizar projetos distintos entre si sem perder de vista os objetivos relacionados tanto com a aprendizagem de conhecimentos escolares associados ao avanço da alfabetização plena na perspectiva do letramento, quanto aos atitudinais associados à interculturalidade e ao manejo das demais línguas.

EIXOS ORGANIZADORES E ESTRATÉGIAS

Eixo 1 - Funcionamento do Programa na escola:

a) o envolvimento de toda a escola;
b) a definição de metodologias dos projetos de aprendizagem;
c) a construção do projeto político pedagógico da escola intercultural (planejamento conjunto das ações) e regimento escolar;
d) levar em consideração as especificidades curriculares e socioculturais das comunidades do campo, indígena e quilombola;
e) dinamização do relacionamento com escola do país vizinho, definindo um plano de ação conjunto para a realização do intercâmbio docente, além de outras ações que promovam a interculturalidade, estendendo-se a todos os anos de escolarização da escola;
f) a utilização das tecnologias da informação e comunicação disponíveis e necessárias.

Eixo 2 - Arranjo de gestão e condições a partir da secretaria de educação (municipal e/ou estadual):

a) construção de termos de cooperação técnico-pedagógico-financeira;
b) adesão via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC);
c) negociação de calendário de formação junto às universidades;
d) transporte para os docentes que realizam o intercâmbio, como contrapartida ao Programa;
e) articulação concreta com o Programa Mais Educação e Programa Mais Cultura e demais projetos/programas/ações locais;
f) contratação de seguro de vida para os professores;
g) designação de um servidor da área pedagógica para se responsabilizar pelo PEIF em seu território.

Eixo 3 - Formação continuada dos profissionais da educação básica sob a coordenação das Universidades:

a) compor o grupo local, formado por Coordenador-geral do PEIF, Coordenador-adjunto de Educação Integral, Supervisor de Articulação e Acompanhamento Pedagógico (secretaria de educação), Pesquisadores, Professores Formadores (universidade), Professor Formador (coordenador pedagógico ou diretor da escola), Tutor a distância (universidade), Tutor presencial e/ou PIBID (universidade, para acompanhamento pedagógico na escola);
b) promover a articulação, no espaço da Universidade, entre educação integral e interculturalidade;
c) articular-se com o comitê gestor de recursos financeiros de sua instituição;
d) ofertar ações/cursos de aperfeiçoamento;
e) contribuir para o repositório dos materiais de formação;
f) agilizar os procedimentos de afastamento do país (trâmite interno das IES);
g) definir arranjos que permitam realizar formações dentro das regiões de fronteira, nos municípios;
h) elaborar produtos finais, resultantes de cada módulo de formação conjunta com outros países;
i) articular as ações do PEIF com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES/MEC) e com o Programa Novos Talentos (CAPES/MEC);
j) induzir a inclusão da temática "interculturalidade na perspectiva da educação integral" na formação inicial dos cursos de licenciatura e pós-graduação, e na pesquisa acadêmica;
k) promover o uso das tecnologias de informação e comunicação; realizar o diagnóstico sociolinguístico das comunidades participantes do PEIF.

QUE ARTICULAÇÕES SÃO POSSÍVEIS NESTE PROGRAMA?

  • Projeto político-pedagógico das escolas
  • Programa Mais Educação;
  • Ensino Médio Inovador;
  • Ações pedagógicas para jovens de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental;
  • Programa Nacional do Livro Didático
  • Programa Nacional Biblioteca da Escola
  • Programa Saúde na Escola
  • Programa Mais Cultura
  • Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES)
  • Programa Novos Talentos (CAPES)
  • Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
  • Programas, Ações dos Estados e Municípios
  • Programas e Ações das Universidades
  • Ações e políticas dos países parceiros

PARTICIPANTES

Países parceiros:

  • Argentina
  • Bolívia
  • Paraguai
  • Uruguai
  • Venezuela

Ministério da Educação do Brasil:

  • Diretoria de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação (Coordenação)
  • Diretoria de Apoio à Gestão Educacional do Ministério da Educação
  • Diretoria de Formulação de Conteúdos Educacionais do Ministério da Educação
  • Assessoria Internacional

Secretarias de Estado da Educação:

  • Secretaria de Estado da Educação do Acre
  • Secretaria de Estado da Educação do Acre
  • Secretaria de Estado da Educação do Amazonas
  • Secretaria de Estado da Educação do Amapá
  • Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso Do Sul
  • Secretaria de Estado da Educação do Paraná
  • Secretaria de Estado da Educação de Rondônia
  • Secretaria de Estado da Educação de Roraima
  • Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande Do Sul
  • Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Secretarias Municipais de Educação:

  • Secretaria Municipal de Educação de Corumbá/MS
  • Secretaria Municipal de Educação de Foz Do Iguaçu/PR
  • Secretaria Municipal de Educação de Pacaraima/RR
  • Secretaria Municipal de Educação de Chuí/RS
  • Secretaria Municipal de Educação de Itaqui/RS
  • Secretaria Municipal de Educação de Jaguarão/RS
  • Secretaria Municipal de Educação de Santa Vitória do Palmar/RS
  • Secretaria Municipal de Educação de São Borja/RS
  • Secretaria Municipal de Educação de Dionísio Cerqueira/SC
  • Secretaria Municipal de Educação de Uruguaiana/RS

Universidades:

  • UNIPAMPA - Fundamentalação Universidade Federal do Pampa
  • UFSM - Universidade Federal de Santa Maria
  • UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande Do Sul
  • UFPEL - Universidade Federal de Pelotas
  • UFMS - Fundamentalação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana
  • UFGD - Universidade Federal de Grande Dourados
  • FURG - Fundamentalação Universidade do Rio Grande
  • UFRR - Universidade Federal de Roraima
  • UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul

Escolas públicas municipais e estaduais:

tabela estados

 

DADOS SOBRE A FAIXA DE FRONTEIRA

  • Faixa de até 150 km de largura ao longo de 15.719 km da fronteira terrestre;
  • 588 municípios de 11 unidades da Federação: AC, AP, AM, MT, MS, PA, PR, RS, RO, RR e SC.
  • Área correspondente a 27% do território brasileiro;
  • Aproximadamente dez milhões de habitantes.

Cidades Gêmeas

Municípios cujo território faz limite com o país vizinho e sua sede se localiza no limite internacional, podendo ou não apresentar uma conurbação ou semiconurbação com uma localidade do país vizinho.

O Brasil tem 28 cidades-gêmeas na fronteira dos países da América do Sul.

Fronteira com os países do MERCOSUL:

- aproximadamente, 435 municípios dos 588;

- aproximadamente 9.000 escolas; e

- 3.012.742 alunos.

Mapas:

mapa 1

 

 mapa 2

LINKS IMPORTANTES

 

Esse espaço servirá para a divulgação de sites e experiências educativas relacionadas à educação integral em todo o país.

Caso tenha interesse na divulgação pelo nosso site, encaminhe o link e a descrição do site pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Não se esqueça de colocar no campo assunto a frase "Divulgação de Site no Portal de Educação Integral" para que seja avaliado.

Contamos com sua colaboração.

Diretoria de Currículos e Educação Integral
Secretaria de Educação Básica
Ministério da Educação

Neste ambiente estão dispostos os marcos normativos e legais da Educação Integral e da Educação em Jornada Ampliada:

LEIS

PORTARIAS INTERMINISTERIAIS

DECRETOS

PORTARIAS

RESOLUÇÕES DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE

  • RESOLUÇÃO/CD/ FNDE, N° 02, DE 14 DE ABRIL DE 2016.
    Destina recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a escolas públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal, a fim de contribuir para que estas realizem atividades de educação em tempo integral, em conformidade com o Programa Mais Educação.
  • RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 34, DE 6 DE SETEMBRO DE 2013
    Destina recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a escolas públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal, para assegurar que essas realizem atividades de educação integral e funcionem nos finais de semana, em conformidade com o Programa Mais Educação.
  • RESOLUÇÃO/CD/FNDE N° 40, DE 16 DE OUTUBRO DE 2013 
    Altera o Parágrafo 5º do Artigo 4º da Resolução nº 34, de 6 de setembro de 2013 que destina recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a escolas públicas municipais, estaduais e do Distrito Federal, para assegurar que essas realizem atividades de educação integral e funcionem nos finais de semana, em conformidade com o Programa Mais Educação.
  • RESOLUÇÃO/CD/FNDE N° 38, DE 16 DE JULHO DE 2009 
    Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.
  • RESOLUÇÃO/CD/FNDE Nº 67, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2009 
    Altera o valor per capita para oferta da alimentação escolar do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

PORTARIAS DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – FNDE

RESOLUÇÕES CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MANUAIS

DOCUMENTO ORIENTADOR

APRESENTAÇÕES

 

ENSINO MÉDIO INOVADOR

Webconferência - 31/10/16
O Programa Ensino Médio Inovador tem por objetivo apoiar e fortalecer os Sistemas de Ensino Estaduais e Distrital no desenvolvimento de propostas curriculares dinâmicas, flexíveis e que atendam às expectativas dos estudantes e às demandas da sociedade contemporânea.

Ensino Médio Inovador - Webconferência

MAIS EDUCAÇÃO

Reunião Ampliada do Fórum Interministerial de Educação Integral - 16/12/2015
No dia 16 de dezembro de 2015, a Diretoria de Currículos e Educação Integral - DICEI, da Secretaria de Educação Básica – SEB realizou a Reunião Ampliada do Fórum Interministerial de Educação Integral- Tema: "Educação Integral Realizações e Resultados". A reunião apresentou as pesquisas: "Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil - Resultados e Indicadores de Qualidade Docente" – Prof. Dalila de Oliveira – UFMG e "Avaliação do Programa Mais Educação no Brasil" - Prof. Cibele Maria Lima Rodrigues – FUNDAJ.

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44ª Videoconferência do Programa Mais Educação - 23/04/2014
No dia 23 de abril de 2014, a Diretoria de Currículos e Educação Integral - DICEI, da Secretaria de Educação Básica – SEB realizou a 44ª Videoconferência referente ao Programa Mais Educação. O encontro apresentou a nova Secretária de Educação Básica, Maria Beatriz Luce, e a nova Diretora da DICEI, Clarice Traversini, e teve o objetivo de auxiliar os gestores escolares na adesão ao Programa para o ano de 2014. Teve o intuito também de explicar as novas funcionalidades do sistema PDDE Interativo, especialmente nas dúvidas mais comuns relativas ao cadastramento de membros dos Comitês Estaduais e na inclusão de projetos na plataforma.

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39ª Videoconferência do Programa Mais Educação realizada no dia 15/05/2013 (Inserção da Educação Fiscal no Programa Mais Educação)

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37ª Videoconferência do Programa Mais Educação realizada no dia 02/04/2013
Tema: Adesão 2013 do Programa Mais Educação e apresentação das principais características, benefícios e conquistas do Programa Mais Cultura nas Escolas do Ministério da Cultura em parceria com Programa Mais Educação

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36ª Videoconferência do Programa Mais Educação realizada no dia 12/03/2013.
Tema: Apresentação das principais mudanças e aperfeiçoamentos do Programa Mais Educação para o ano de 2013 e apresentação das perspectivas da Educação Integral na parceria com o Brasil sem Miséria.

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34ª Videoconferência do Programa Mais Educação realizada no dia 10/12/2012 (Plano de Expansão do Programa Mais Educação para o ano de 2013)

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35ª Videoconferência do Programa Mais Educação realizada no dia 26/02/13 (Experiências de articulação do Projeto Político-Pedagógico com o currículo da Educação Integral / Informe: PSE - Programa Saúde na Escola)

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31ª Videoconferência da Programa Mais Educação realizada no dia 04/09/12. ( A política de educação integral, por meio do Programa Mais Educação e o Pacto Nacional para Alfabetização na Idade Certa; Alfabetização na escola: Desafios pedagógicos)

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30ª Videoconferência do Programa Mais Educação realizada no dia 10/07/12 (Música no Programa Mais Educação, A Importância do Censo Escolar para a política de Educação Integral – INEP).

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28ª Videoconferência do Programa Mais Educação realizada no dia 15/05/12 (Adesão 2012, Implantação e Sustentabilidade do Programa Mais Educação; Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE; Projeto Trilhas; Olimpíada de Língua Portuguesa).

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27ª Videoconferência do Programa Mais Educação realizada no dia 26/03/12 (Adesão 2012, Implantação e Sustentabilidade do Programa Mais Educação, Robótica, Programa Segundo Tempo – PST, Programa Mais Educação e Escolas com Maioria de alunos do Bolsa Família - MDS).

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26ª Videoconferência do Programa Mais Educação (Educação no Campo, Expansão do Programa Mais Educação , IPEA, MINC) realizada dia 06 de dezembro de 2011.

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25ª Videoconferência do Programa Mais Educação (Expansão do Programa Mais Educação / A importância do esporte para a formação dos estudantes / Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) - 08/11/11

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24ª Videoconferência do Programa Mais Educação (Prova Brasil / Olimpíada de Língua Portuguesa / Educação Patrimonial / Cine Clube nas escolas) - 04/10/11

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23ª Videoconferência do Programa Mais Educação - 02/08/11

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22ª Videoconferência do Programa Mais Educação (26/05/11) - Orientações do Fundeb para Educação Integral e Censo Escolar

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21ª Videoconferência / Programa Mais Educação (28/04/11)

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20ª Videoconferência / Programa Mais Educação (17/03/2011)

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19ª Videoconferência / Programa Mais Educação (15/02/2011)

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18ª Videoconferência / Programa Mais Educação (14/12/2010)

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17ª Videoconferência / Programa Mais Educação (16/11/2010)

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16ª Videoconferência / Programa Mais Educação (14/09/2010)

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15ª Videoconferência / Programa Mais Educação (03/08/2010)

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14ª Videoconferência / Programa Mais Educação (06/07/2010)

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13ª Videoconferência / Programa Mais Educação (08/06/2010)

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12ª Videoconferência / Programa Mais Educação (06/04/2010)

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11ª Videoconferência / Programa Mais Educação (17/03/2010)

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10ª Videoconferência / Programa Mais Educação (03/02/2010)

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9ª Videoconferência / Programa Mais Educação (17/12/2009)

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8ª Videoconferência / Programa Mais Educação (02/12/2009)

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7ª Videoconferência / Programa Mais Educação (17/11/2009)

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6ª Videoconferência Programa Mais Educação - Instruções SIMEC (10/11/2009)

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5ª Videoconferência / Programa Mais Educação (04/09/2009)

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4ª Videoconferência / Programa Mais Educação (10/08/2009)

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Parceria entre o Programa Mais Educação e o Programa Bolsa Família

Bloco único

PDE INTERATIVO

I Videoconferência do PDE Interativo

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PROEMI

2ª Videoconferência Ensino Médio Inovador realizada no dia 10 de julho de 2013

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2ª Videoconferência Ensino Médio Inovador realizada no dia 14 de março de 2012.

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1ª Videoconferência Ensino Médio Inovador realizada no dia 27 de março de 2012.

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PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO: IMPACTOS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL E INTEGRADA

  1. Pesquisa UFMG Relatório Final
  2. Pesquisa UFMG Relatório Centro-Oeste
  3. Pesquisa UFMG Relatório Nordeste
  4. Pesquisa UFMG Relatório Norte
  5. Pesquisa UFMG Relatório Sudeste
  6. Pesquisa UFMG Relatório Sul

EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS

  1. Bairro Escola: Passo a passo
  2. Redes de Aprendizagem – Boas práticas de municípios que garantem o direito de aprender 
  3. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares  

EDUCAÇÃO FINANCEIRA : CONTRIBUIÇÕES DO GAP À BNCC.

      1. Apresentação.

      2. Ciências da Natureza

      3.Ciências Humanas

      4. Linguagens

      5. Matemática

      6. Resumo Executivo

MAIS EDUCAÇÃO

  1. Caminhos para elaborar uma proposta de Educação Integral em Jornada Ampliada - CECIP 
  2. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica/Conselho Nacional de Educação (CNE) – 2013 
  3. Escola que Protege: enfrentando a violência contra crianças e adolescentes  

 

RELATÓRIO DE PESQUISA

  1. Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil - Fase II

EDUCAÇÃO INTEGRAL/EDUCAÇÃO INTEGRADA EM TEMPO INTEGRAL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

  1. Mapeamento das experiências de jornada escolar ampliada no Brasil - Estudo Quantitativo 
  2. Mapeamento das experiências de jornada escolar ampliada no Brasil - Estudo Qualitativo  
  3. Mais Educação - Gestão Intersetorial no Território 
  4. Rede de Saberes Mais Educação - Pressupostos para Projetos Pedagógicos de Educação Integral 
  5. Educação Integral - Texto Referência Para o Debate Nacional 
  6. Tecendo Redes para Educação Integral  
  7. Muitos Lugares para Aprender  
  8. Cadernos CENPEC – Educação Integral   

EDUCAÇÃO INTEGRAL / MAIS EDUCAÇÃO: CADERNOS PEDAGÓGICOS

  1. Acompanhamento Pedagógico
  2. Alfabetização
  3. Comunicação e Mídias
  4. Cultura Digital
  5. Cultura e Artes
  6. Direitos Humanos
  7. Educação Ambiental
  8. Educação econômica
  9. Educação Especial
  10. Educação no campo
  11. Esporte e Lazer
  12. Investigação no campo das ciências da natureza
  13. Promoção Saúde
  14. Territórios educativos para a educação integral 

MAIS EDUCAÇÃO PARA JOVENS DE 15 A 17 ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

  1. Trajetórias Criativas – Caderno 01: Proposta  
  2. Trajetórias Criativas – Caderno 02: Identidade  
  3. Trajetórias Criativas – Caderno 03: Trajetória
  4. Trajetórias Criativas – Caderno 04: Iniciação Científica
  5. Trajetórias Criativas - Caderno 05:  
  6. Trajetórias Criativas - Caderno 06:
  7. Trajetórias Criativas - Caderno 07:
  • EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

  1. Educação Patrimonial para o Programa Mais Educação  
  2. Manual de Aplicação 
  3. Fichas do Inventário  

MANUAIS DO MAIS EDUCAÇÃO

  1. Passo a passo Mais Educação  

GUIAS

  1. Centros e Museus de Ciência do Brasil - 2009   

COLEÇÃO EXPLORANDO O ENSINO

  1. Matemática – Volume 17  
  2. Ciências – Volume 18  
  3. Língua Portuguesa – Volume 19   
  4. Literatura Infantil - Voltume 20  
  5. História – Volume 21  
  6. Geografia – Volume 22   

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS

  1. Jovens de 15 a 17 anos no ensino fundamental - Caderno de reflexões  
  2. A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de Nove Anos  
  3. Passo a passo da implementação do ensino fundamental de nove anos   
  4. Ensino Fundamental de Nove Anos: Orientações Gerais  
  5. Ensino Fundamental de Nove Anos 1º Relatório  
  6. Ensino Fundamental de Nove Anos 2º Relatório
  7. Orientações para a Inclusão da Criança de Seis Anos de Idade  

TRABALHOS ACADÊMICOS

  1. CUSATI, Iracema Campos.Educação em tempo integral: resultados e representações de professores de matemática e de alunos do terceiro ciclo da rede de ensino de Belo Horizonte. São Paulo: USP. 2013.
  2. MONÇÃO, Maria Aparecida Guedes. Gestão democrática na educação infantil: o compartilhamento da educação da criança pequena. São Paulo: USP, 2013. 
  3. CALDERÓN, Adolfo Ignacio e GUSMÃO, Larissa Katsumata. Educação em tempo integral. Mapeamento da Produção científica brasileira (1988-2011). Campinas: PUC Campinas, 2013. 
  4. JESUS E SILVA, Ana Maria Clementino. Trabalho docente e educação em tempo integral: um estudo sobre o programa escola integrada e o projeto educação em Tempo integral. Belo Horizonte: UFMG, 2013. 
  5. MATTOS, Graciele Fernandes Ferreira. As artes de saberfazer em uma escola de educação em tempo integral Minas Gerais: UFJF, 2012. 
  6. VASCONCELOS, Rosylane Doris de. As políticas públicas de educação integral, a escola unitária e a formação onilateral. Brasília: UNB, 2012. 
  7. COELHO, José Silvestre. O trabalho docente na escola integrada. Belo Horizonte: UFMG, 2011. 
  8. LUCAS, Rosa Elane Antoria e WIZNIEWSKY, José Geraldo. Desafios da escola do campo: educação integral/tempo Integral. Santa Maria, RS: UFSM, 2009. 
  9. SANTOS, Soraya Vieira. A ampliação do tempo escolar em propostas de educação pública integral. Goiânia: UFG, 2009. 
  10. BRANCO, Veronica. O desafio da construção da educação integral: formação continuada de professores alfabetizadores do município de Porecatu. Curitiba:UFPR, 2009. 
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